terça-feira, 12 de dezembro de 2006

ALVÉRCIO MOREIRA GOMES


Reproduz-se aqui, parcialmente, uma página do Instituto de Matemática do Departamento de Métodos Matemáticos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Transcreve-se a parte referente ao período em que António Aniceto Monteiro lá permaneceu (1945-1949). Leia a totalidade em
***
(...)
Ao redor de 1948 havia razoável atividade de pesquisa sobre a teoria dos sistemas ordenados, da qual esperava-se forte contribuição a vários ramos da Matemática, tais como Análise e Geometria Projetiva. Tais idéias foram trazidas da Europa para o Brasil por Antonio Aniceto Monteiro, professor do Departamento de Matemática da FNFi. Entre outras contribuições a este novo campo de pesquisa por professores do Departamento, saliento as duas seguintes pelo Alvércio:
- Decomposition of partially ordered systems, Rev. Científica, Ano I, no 2 (1950).
- Compleition by cuts of a distributive lattice, Rev. Científica, Ano 3, nos 2-3 (1952).
Foram comentados no Mathematical Revews da época e citados no livro de Oyestein Ore - Theory of Graphs - Am. Math. Soc. - 1962.
Outro aspécto fundamental da investigação matemática da época era a análise da noção de medida em álgebras ordenadas. Nesta direção ele preparou sua tese de Livre Docente, sob o título: Medida em Álgebras de Boole. Curioso! Todos os concursos de Livre Docente foram realizados no Departamento, exceto o do Alvércio. Note-se que a livre docência era pré-requisito legal para a inscrição ao concurso de cátedra.

(...)