sábado, 25 de dezembro de 2010

“Nenhum povo pode ser livre se oprime outro povo”: carta de 23 de Março de 1961 a propósito do início da guerra em Angola

Bahía Blanca, 23 Março 1961


Dr. Manuel Sertório
R. Manuel de Nóbrega 636
São Paulo.

Estimado Dr. Sertório:

O Professor Ruy Luís Gomes mostrou-me um projecto de declaração sobre o problema das colónias portuguesas e disse-me que estariam interessados em conseguir assinaturas para o referido documento.
Por esse motivo escrevo-lhe para manifestar o meu completo acordo com os termos da declaração e para comunicar-lhe que podem pôr o meu nome entre o das pessoas que estão decididas a assiná-la.
Disse-me o professor Ruy Gomes que poderia apresentar qualquer sugestão que achasse conveniente. Creio que não é suficiente condenar o envio de forças armadas para os territórios coloniais e que se deveria também reclamar que se retirem todas as tropas de repressão enviadas nos últimos tempos. Ao mesmo tempo convém declarar que a responsabilidade de todos os sucessos que ocorram nas colónias recai inteiramente sobre o governo de Portugal e serão uma simples consequência da sua política de repressão que se pode contrapor à atitude dos diversos movimentos para a independência das colónias que reclamam insistentemente negociações pacíficas.
Se não tivesse nascido na colónia de Angola assinaria também o mencionado documento porque penso que “nenhum povo pode ser livre se oprime outro povo”.
Subscrevo-me com a maior consideração e respeito




António Aniceto Monteiro
Barrio Universitário, casa 12
Bahía Blanca, Argentina.