quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Proposta do INIC, assinada por Miller Guerra (26 de Novembro de 1976)

© Família de António Aniceto Monteiro

PROPOSTA 

Considerando o alto mérito científico do Prof. Doutor António Aniceto Monteiro e o elevado interesse que terá para a cultura matemática e sua reintegração na actividade científica nacional conforme se comprova pelas exposições subscritas por matemáticos das Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto, que se juntam; 
Considerando a actividade desenvolvida pela Prof. Doutor António Aniceto Monteiro no âmbito do então Instituto de Alta Cultura (bolseiro fora do País desde Julho de 1931 a Junho de 1936, bolseiro na País desde Julho de 1936 a Setembro de 1936, colaborador no serviço de Inventariação da Bibliografia Científica existente em Portugal desde Junho de 1937 a Dezembro de 1942 num total de cerca de 10 anos); 
O Instituto Nacional de Investigação Científica propõe, a título excepcional, a integração do referido Professor como investigador a tempo inteiro, no Centro de Matemática e Aplicações Fundamentais das Universidades de Lisboa, com uma remuneração correspondente à letra D, como ê norma para os investigadores dos Centros de Investigação dependentes do INIC.

Lisboa, 26 de Novembro de 1976

O PRESIDENTE,
J. P. Miller Guerra
=== 
O Instituto Nacional de Investigação Científica (INIC) existiu entre 1976 e 1992, na dependência do Ministério da Educação e da Ciência. Resultou da extinção e repartição por dois serviços distintos das competências do Instituto de Alta Cultura: o INIC passou a deter competências ao nível da actividade de investigação científica (Decreto nº 538/76, de 9 de Julho de 1976); o Instituto de Cultura Portuguesa (hoje Instituto Camões) ficou com as competências inerentes ao ensino e à difusão da língua e da cultura portuguesa no estrangeiro (Decreto-Lei nº 541/76, de 9 de Julho de 1976).
Segundo o diploma de criação, o INIC tinha por missão contribuir para o fomento da investigação científica e para a formulação, coordenação e realização da política científica nacional, bem como colaborar na definição e execução dos planos de preparação do pessoal qualificado necessário ao desenvolvimento do país2. Neste âmbito, e pela leitura da legislação e da documentação produzida, sabemos que financiava projectos de investigação, bolsas individuais e unidades (ou centros) de investigação.
(...)
===