sábado, 17 de fevereiro de 2018

«Outros antecedentes de outra natureza são a supressão da minha bolsa do IAC a que me referi na minha carta anterior, a não renovação do meu contrato na Fac. de Filosofia do Rio, pelas minhas actividades políticas (segundo me declarou o Calmon quando lhe fui pedir explicações). Este Calmon disse ao Prof. Cristóvão Colombo dos Santos que eu tinha escrito um artigo sobre a morte de Bento Caraça. Com grande indignação do Calmon, o Cristóvão fez a defesa do Caraça. Assim é a vida! Para terminar, o meu afastamento da Universidade do Sur. Nunca fiz mal a ninguém e sempre [me] dediquei ao trabalho com vigor e entusiasmo. E não me querem em nenhum lado. Porquê?» – excerto de carta de António Aniceto Monteiro para Alfredo Pereira Gomes, de 2 de Outubro de 1976

Neste blogue:
Cristóvão Colombo dos Santos
Calmon: Pedro Calmon
Bento de Jesus Caraça
«artigo sobre a morte de Bento Caraça»:
BENTO DE JESUS CARAÇA, por António Aniceto Monteiro - revista «FUNDAMENTOS» de Agosto de 1948